top of page

Agerst propõe estrutura municipal para prevenir alagamentos

  • Foto do escritor: AGERST
    AGERST
  • 3 de jul.
  • 1 min de leitura

Proposta está alinhada à Norma de Referência nº 12/2025 da Agência Nacional de Águas (ANA)


ree

Representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul (AGERST) estiveram reunidos com integrantes do Poder Executivo Municipal na terça-feira (1º), apresentando propostas para aprimorar os serviços urbanos de drenagem e manejo de águas pluviais. A proposta está alinhada à Norma de Referência nº 12/2025 da Agência Nacional de Águas (ANA), que estabelece diretrizes obrigatórias para a estruturação dos serviços públicos de drenagem urbana, tanto para entes reguladores quanto para os municípios.


A principal sugestão da AGERST foi a criação de um departamento vinculado à Prefeitura, com a missão de mapear a rede de canalizações da cidade, identificar pontos críticos e coordenar ações de manutenção, como limpezas, substituições de tubulações e remoção de entulhos. 


Pela AGERST, participaram o presidente Astor José Grüner, o conselheiro José Luiz Juruena, o procurador Jefferson Zanette, o agente de regulação Marcelo Gaedke e o engenheiro civil Selmo Eberhardt. 


Já pela Prefeitura, estiveram presentes o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo; o subsecretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Marcelo Diniz; o coordenador da Defesa Civil Municipal, Cesar Bonfanti; além de técnicos das respectivas secretarias.


O prefeito Sérgio Moraes agradeceu as contribuições da agência e destacou que a viabilidade das propostas será analisada em conjunto com a equipe de secretariado.


 
 
 

Comentários


bottom of page