top of page

Agerst propõe estrutura municipal para prevenir alagamentos

  • Foto do escritor: AGERST
    AGERST
  • 3 de jul.
  • 1 min de leitura

Proposta está alinhada à Norma de Referência nº 12/2025 da Agência Nacional de Águas (ANA)



Representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul (AGERST) estiveram reunidos com integrantes do Poder Executivo Municipal na terça-feira (1º), apresentando propostas para aprimorar os serviços urbanos de drenagem e manejo de águas pluviais. A proposta está alinhada à Norma de Referência nº 12/2025 da Agência Nacional de Águas (ANA), que estabelece diretrizes obrigatórias para a estruturação dos serviços públicos de drenagem urbana, tanto para entes reguladores quanto para os municípios.


A principal sugestão da AGERST foi a criação de um departamento vinculado à Prefeitura, com a missão de mapear a rede de canalizações da cidade, identificar pontos críticos e coordenar ações de manutenção, como limpezas, substituições de tubulações e remoção de entulhos. 


Pela AGERST, participaram o presidente Astor José Grüner, o conselheiro José Luiz Juruena, o procurador Jefferson Zanette, o agente de regulação Marcelo Gaedke e o engenheiro civil Selmo Eberhardt. 


Já pela Prefeitura, estiveram presentes o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo; o subsecretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Marcelo Diniz; o coordenador da Defesa Civil Municipal, Cesar Bonfanti; além de técnicos das respectivas secretarias.


O prefeito Sérgio Moraes agradeceu as contribuições da agência e destacou que a viabilidade das propostas será analisada em conjunto com a equipe de secretariado.


 
 
 

Comments


bottom of page