top of page

AGERST intensifica fiscalização dos ônibus em Santa Cruz do Sul

  • Foto do escritor: AGERST
    AGERST
  • 4 de abr.
  • 2 min de leitura

Operação conjunta com Secretarias de Mobilidade e Segurança e Trânsito abordou 13 coletivos no Centro da Cidade. Problemas com rampas de acessibilidade foram os mais recorrentes.


Na manhã desta sexta-feira (4), a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul (AGERST) realizou uma fiscalização nos ônibus do Consórcio TCS, responsável pelo transporte coletivo urbano do município. O ponto escolhido foi a rua Venâncio Aires, esquina com a 28 de setembro, no Centro. Participaram da ação representantes da Secretaria Municipal de Planejamento e Mobilidade e da Secretaria de Segurança e Trânsito. O trabalho seguiu das 7h45 até às 9h12.


Ao todo, 13 ônibus foram vistoriados durante a ação, que teve como objetivo verificar a segurança e a confiabilidade do serviço de transporte coletivo urbano no Município. Itens como acessibilidade dos veículos, a Iluminação, estado dos pneus, documentação do veículo e motorista, tabela horária, limpeza, uso de uniformes pelos funcionários, entre outros foram verificados. Quatro ônibus apresentaram problemas na trava da rampa de acessibilidade. Os veículos foram autuados com base no artigo 230, IX, da Lei federal 9.503. O ar-condicionado de um dos coletivos não estava funcionando adequadamente. 


“As travas nas rampas nos ônibus trazem segurança ao deslocamento de usuários de cadeira de rodas, idosos e carrinhos de bebê”, alerta o agente fiscalizador da AGERST, Claudiomiro Flores. “A agência fará uma notificação à empresa, que terá 15 dias para apresentar sua defesa.” 


Por contrato, são 30 ônibus circulando em Santa Cruz do Sul e mais seis veículos em reserva. “As fiscalizações da AGERST são periódicas, destaca o agente de regulação da AGERST, Marcelo Gaedke. “Mesmo com a temperatura mais amena dos últimos dias, o ar-condicionado precisa funcionar adequadamente, o passageiro precisa ter conforto, pois as janelas estão lacradas.”  


Para ampliar o canal de diálogo com a população, a agência reforça que reclamações  e sugestões podem ser feitas inicialmente para o consórcio, WhatsApp (51) 98524-5232.  Em caso de dificuldades, a Secretaria Municipal de Planejamento e Mobilidade pode ser acionada pelo WhatsApp (51) 98967-5168. 


AGERST: Estamos aqui para fiscalizar! 🔎

Fale conosco:

☎ (51) 2107-4166

🚩 Av. João Pessoa, 815 - Universitário - Santa Cruz do Sul/RS


 (Jeison Karnal MTB 14.005)


 
 
 

Comentarios


bottom of page